Notícia Aberta
Recuperação de estrada no Riacho Fundo II avança com apoio de diversos órgãos do GDF.
COMPARTILHAR
As fortes chuvas que atingiram o Distrito Federal nos últimos dias causaram danos significativos em estradas no Riacho Fundo II, comprometendo o tráfego e a segurança dos moradores das áreas rurais. No Caub I, a situação não foi diferente. Diante disso, uma força-tarefa do Governo do Distrito Federal (GDF) está atuando para recuperar estrada rural no Riacho Fundo II, afetada pelas forte chuvas dos últimos dias.
Na manhã de hoje, a estrada danificada recebeu uma visita técnica do subsecretário da Secretaria de Governo (Segov), Alexandre Yanez e do subsecretário da Secretaria de Agricultura (Seagri) Pedro Paulo, além de equipe técnica da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e da Administração Regional do Riacho Fundo II. A inspeção teve como objetivo avaliar os estragos e definir estratégias para acelerar a recuperação da via.
A iniciativa faz parte do esforço conjunto dos órgãos de execução do GDF para melhorar o acesso da população às áreas rurais, especialmente após o período chuvoso. O trabalho emergencial inclui a construção de bacias de contenção, cascalhamento, compactação e nivelamento da via para evitar a interrupção do tráfego. Com a aproximação do período de estiagem, a expectativa é que intervenções mais robustas sejam iniciadas.
A recuperação da estrada no Caub I é essencial para garantir o escoamento da produção agropecuária, facilitar o transporte escolar e melhorar a mobilidade dos moradores da região. “Estamos empenhados em oferecer melhores condições para os chacareiros que transitam pela via diariamente, além das crianças no acesso à escola neste semestre de volta às aulas”, destacou a administradora da cidade, Ana Maria.
A vice-governadora, Celina Leão, reforçou a importância da ação e destacou o compromisso do GDF com a infraestrutura das áreas rurais. “O Governo do Distrito Federal está atento às necessidades da população, especialmente daqueles que vivem e trabalham no campo. A recuperação das estradas rurais é fundamental para garantir o transporte da produção, o acesso a serviços essenciais e a segurança de todos que utilizam essas vias diariamente”, afirmou.
Os moradores da região acompanham de perto as ações de recuperação e esperam que as melhorias tragam mais segurança e conforto no deslocamento diário. De acordo com o senhor Luís, que mora na região há 30 anos, a expectativa é grande. “A estrada estava muito ruim, estávamos com muita dificuldade, quando não é lama é poeira, dificultando nossa locomoção. Agora, com esse trabalho, a gente espera que tudo melhore e possamos ter mais tranquilidade, inclusive para a saúde das pessoas que moram aqui”, disse o morador.