06 de dezembro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
13/02/23 às 14h43 - Atualizado em 13/02/23 às 14h43

Liberado o trânsito sobre o viaduto do Recanto das Emas/Riacho Fundo II

COMPARTILHAR

Esta é a penúltima fase da obra, que terá agora a execução dos serviços finais, como plantio de grama e instalação de meios-fios

Agência Brasília* | Edição: Claudio Fernandes

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER) liberou mais um trecho do viaduto em construção na Estrada Parque Contorno (DF-001), entre o Recanto das Emas e o Riacho Fundo II.

“Agora, com mais essa liberação, concluímos nosso objetivo de dar fluidez para todos os motoristas, independentemente da direção que venham. Estamos felizes por isso”Fauzi Nacfur Junior, presidente do DER

Nesta quarta – e penúltima – etapa da obra, a parte superior do elevado, entre as duas regiões administrativas, foi liberada para o tráfego de veículos, totalmente sinalizada horizontal e verticalmente, garantindo maior fluidez no trânsito para os motoristas que transitam entre as duas cidades ou em direção ao Plano Piloto ou ao Gama. Com a liberação, aproximadamente 30 mil motoristas foram beneficiados.

De acordo com o presidente do DER, Fauzi Nacfur Junior, com mais esta fase concluída, a população que trafega pela região não perderá mais tempo aguardando a vez para contornar o balão que antes travava o trânsito.

A obra viária passa agora pela etapa de paisagismo, plantio de grama e implantação do meio-fio para, de fato, serem concluídos os serviços | Foto: Divulgação/DER

“Nossa expectativa era justamente essa: eliminar o gargalo que se formava aqui neste balão em todas as direções nos horários de pico. Parava tudo para quem vinha sentido Plano Piloto, sentido Gama, e para quem queria sair do Recanto das Emas e do Riacho Fundo II”, disse.

“Agora, com mais essa liberação, concluímos nosso objetivo de dar fluidez para todos os motoristas, independentemente da direção que venham. Estamos felizes por isso”, concluiu o presidente.

Ainda de acordo com Nacfur, a obra viária de grande porte passa agora pela etapa de paisagismo, plantio de grama e implantação do meio-fio. Quando for totalmente finalizada, a obra vai beneficiar cerca de 80 mil motoristas diariamente.

O motorista por aplicativo José Wilkerson dos Santos, 36 anos, comemorou a liberação de mais esse trecho. “Já tinha ficado bom com a liberação da parte de baixo do viaduto. Agora, com a parte de cima, completou a melhora na fluidez, ficou muito bom e mais seguro”, disse.

Histórico da obra

A obra de construção do viaduto na Estrada Parque Contorno (DF-001), no trecho de intersecção entre o Recanto das Emas e o Riacho Fundo II, foi iniciada em março de 2021, com investimento de R$ 30,9 milhões.

Na primeira fase da obra, foram executadas as estruturas de concreto e a liberação das vias marginais, liberadas para o trânsito em outubro de 2021. Já a segunda fase compreendeu a escavação do terreno, por onde passam os veículos nos dois sentidos da DF-001. Na terceira fase, no segundo semestre de 2022, foi feita a liberação da parte inferior do viaduto para o tráfego de veículos.

Mapa do site Dúvidas frequentes