A comunidade do Riacho Fundo II votou, nesta segunda-feira (28/10), pela implementação de gestão compartilhada com a Polícia Militar (PMDF) no Centro de Ensino Fundamental 01. Das 1.226 pessoas que participaram do pleito, 75,6% foi a favor do modelo de escola militarizada. Outros 21% foram contrárias a adesão e 3,3% votou nulo.
Esta é a 11ª escola pública do DF a aderir ao modelo de militarização (veja abaixo como funciona). A votação envolveu servidores do colégio, pais e alunos. Agora, o próximo passo é definir se a unidade passa a integrar o programa do Ministério da Educação (MEC) ou o modelo estabelecido pelo GDF.
Veja resultado da votação no CEF 01 do Riacho Fundo II:
Sim: 927 (75,6%)
Não: 259 (21,1%)
Nulos: 40 (3,3%)
O projeto da gestão de Ibaneis é destinado a estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio e começou a ser implementado no início deste ano letivo. Efetivos militares do Corpo de Bombeiros ou da Polícia Militar também foram escolhido por outras unidades educacionais, são elas: CED 3 de Sobradinho; CED 308 do Recanto das Emas; CED 1 da Estrutural; CED 7 de Ceilândia; CED Condomínio Estância III de Planaltina; CED 1 do Itapoã; CEF 19 de Taguatinga; CEF 1 do Núcleo Bandeirante e o CEF 407 de Samambaia e o Centro Educacional 416 de Santa Maria.
De acordo com a Secretária de Educação, o custo estimado para a implementação do projeto piloto de Gestão Compartilhada é de R$ 200 mil por escola, ao ano. A verba ficará a cargo da Secretaria de Segurança. As escolas também mudaram de nome para acrescentar “Escola da Polícia Militar”.