Na manhã desta sexta-feira (9), a administração do Riacho Fundo II acompanhou um ato solene em comemoração aos 30 anos da Fundação de Amparo Ao Trabalhador Preso (FUNAP). A sessão aconteceu no auditório da Escola de Governo e teve o intuito de mostrar a realidade do sistema prisional brasileiro.
Durante a palestra a Coordenadora Geral de Promoção da Cidadania do Ministério da Justiça, Mara Barreto, discursou sobre as políticas públicas voltadas para o Sistema Prisional Nacional e do Distrito Federal. "Existe o Fundo Prisional Internacional, mas esse recurso é congelado e só é disponibilizado uma parcela para o sistema. Há essa possibilidade de descongestionar o fundo em um futuro próximo. Contudo é necessário um planejamento maior", explicou.
O diretor Executivo da FUNAP, Nery do Brasil, destacou o papel da Fundação no processo de reintegração social para pessoas presas,egressas e seus familiares. "Ninguém nasce bandido, eles viram. Porém, eu acredito que precisamos dar oportunidades para essas pessoas e fazer um mundo melhor", disse.