22 de fevereiro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
4/02/20 às 10h36 - Atualizado em 4/02/20 às 10h36

Mulheres se reúnem para preservar tradição das fiandeiras no Caub I, Riacho Fundo II.

O projeto Revivare realizou, entre a manhã e  tarde do domingo (01/02) no Caub I – chácara 58 da região, o 1° Encontro de Fiandeiras (Con-Fiando Saberes), no qual um grupo de mulheres se reuniram  para manter viva uma tradição antiga: a arte de fiar. Atualmente, a produção de tecido de maneira artesanal quase não é mais encontrada e as “fiandeiras” querem preservar o ofício, onde além de fiar, aproveitam o encontro para conversar, contar histórias, trocar experiências e cantar.
A imagem pode conter: 9 pessoas, incluindo Ana Maria, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e atividades ao ar livre
A idealizadora do Projeto, Giselma Fernandes, afirma a importância de resgatar esse conhecimento antigo e transferindo aos mais jovens, focando ainda na valorização do idoso. "Elas estão se sentindo muito valorizadas quando trazem seus conhecimentos para juventude, porque elas achavam que não era importante o que elas sabem e é o contrário, a minha mãe por exemplo, mudou o comportamento dela, hoje ela está feliz e até cantando na cozinha", afirmou, Giselma Fernades.
A administradora Ana Maria, destacou a importância de incentivar e apoiar o projeto e que precisa ser reavivado:, "Pela primeira vez eu pude ver mulheres fiando, pessoas que estão dando vida novamente à esse trabalho lindo" , frisou Ana Maria.

A imagem pode conter: 4 pessoas, incluindo Delzuita Bezerra e Ana Maria, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e atividades ao ar livre

O encontro é uma realização do Projeto Revivare com a colaboração da escola Agrourbano Ipê, além do  apoio das Administrações Regionais do Riacho Fundo II e Candangolândia,  da Emater – DF, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Unipaz, Museu Vivo da Memória Candanga e a Associação dos Produtores do Caub I.
 

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros